Pular para o conteúdo principal

Corte gastos com programas pagos e use alternativas gratuitas


Existem diversos programas para tarefas específicas no mercado que custam o olho da cara e nem sempre a pessoa tem condição de desembolsar tanto dinheiro por algo que talvez ela não chegará a usar por completo. Pensando nisso, decidi criar este artigo mostrando algumas alternativas gratuitas para as principais soluções pagas que vemos hoje, confira logo abaixo:

Use o LibreOffice como alternativa para o Microsoft Office





O LibreOffice é uma suíte de escritório que tem a mesma função do Microsoft Office. Ele possui editor de textos, planilhas, apresentação de slides, desenhos e banco de dados, se mostrando uma ferramenta bem completa. Dependendo do seu uso, o LibreOffice pode ter tudo o que você precisa, a não ser que você use funções bem avançadas encontradas somente na suíte da Microsoft. Deve-se levar em conta que o LibreOffice não é perfeito e não tem todos os recursos que o MS Office possui, mas se olharmos para o custo de cada um - enquanto o LibreOffice é gratuito, o MS Office chega à R$400,00 facilmente - talvez ele seja uma ótima opção pra quem é usuário doméstico ou até mesmo para pequenas empresas.

Como alternativa, existe também o Google Docs que é uma solução de escritório gratuita do Google, com o diferencial de ser uma ferramenta na nuvem, ou seja, ele é completamente online e requer acesso a internet o tempo todo, porém é possível usá-lo mesmo offline. A solução do Google se mostra uma boa alternativa oferecendo também um editor de textos, planilhas, apresentação e desenhos. Embora esteja longe de ser tão completo quanto o LibreOffice ou MS Office, ele te dá maior flexibilidade para trabalhar de qualquer lugar que possua acesso a internet e é integrado à outros serviços da empresa, como o Google Drive que te permite acessar seus arquivos online em qualquer dispositivo.


Use uma solução de antivírus gratuita como o Microsoft Security Essentials



Que todos os computadores com Windows deveriam ter algum tipo de antivírus para auxiliar o usuário mais leigo, disso não há dúvidas. Se você é um usuário mais avançado e/ou não tem condição de pagar por uma solução paga, talvez seja interessante experimentar algumas soluções gratuitas, como o antivírus da Microsoft, Microsoft Security Essentials. Ele oferece o básico de qualquer antivírus: proteção em tempo real, escaneamento rápido, completo e personalizado de arquivos e pastas, verifica unidades removíveis como pen drive e HD externo etc. Outra coisa muito boa é que ele é bem leve se comparado à outros antivírus e se você utiliza o Windows 8 ele vem integrado ao sistema operacional sob o nome Windows Defender.

Assim como qualquer outro antivírus no mercado, Microsoft Security Essentials não é perfeito e não detecta 100% das ameaças, mas se mostra uma boa opção para prevenir ataques comuns. Lembre-se que se você não tiver cuidado com a sua navegação na internet, antivírus nenhum será capaz de te proteger o tempo todo, portanto é necessário tomar certos cuidados quando estiver online por aí.




Faça edições de imagem com o Gimp


Nem todo mundo tem dinheiro suficiente para investir em uma ferramenta de edição de imagem robusta como o famoso Photoshop, aliás, nem todo mundo precisa de uma ferramenta desse porte. Levando isso em conta, o Gimp pode ajudar nessa tarefa, oferecendo várias funções que vão desde as mais básicas até as avançadas. Ele também permite a utilização de plugins e extensões para aumentar as suas funcionalidades. Gimp está longe de ser tão completo quanto Photoshop, mas se você não é um profissional que trabalha com modelagem de imagem e que precisa de ferramentas desse porte, então ele pode ser uma ótima opção para você.

Utilize o Ashampoo Burning Studio Elements para gravar seus discos



Quando se trata de gravação ou cópia de CDs/DVDs/Blu-Rays, é provável que as pessoas pensem no programa Nero, uma solução paga para essa finalidade. O que talvez algumas pessoas não sabem é que existem ótimas alternativas para o Nero, uma delas sendo o Ashampoo Burning Studio Elements, que é um programa grátis e que oferece várias funções que vão desde gravação de discos até a criação de etiquetas para estes. Em minha experiência eu sempre achei o Ashampoo Burning Studios bem leve e funcional, cumprindo sempre as minhas necessidades. Vale a pena dar uma chance para essa ferramenta gratuita.

Faça edições de video com o Movie Maker



Se você não vai fazer edições complexas de videos e usar efeitos mais trabalhados, o Windows Movie Maker pode te ajudar. Ele é uma boa alternativa para programas pagos como Sony Vegas ou Adobe Premiere Pro, este último sendo muito mais caro que o primeiro. O Movie Maker é focado nos usuários que precisam apenas de edições básicas de videos e não possui tantos recursos como os dois programas pagos citados há pouco. A não ser que você trabalhe com edições de video de modo profissional, o Movie Maker pode te ajudar com algumas tarefas. 

Converta imagem, video e áudio com Format Factory




Format Factory é uma excelente ferramenta de conversão de arquivos oferecendo uma variedade enorme de extensão de arquivos e de dispositivos suportados, que vão de DVD Players até portáteis como Sony PSP e Apple iPod. Você pode personalizar as configurações de conversão, converter múltiplos arquivos por vez e dependendo dos seus ajustes é possível ter muito pouca ou nenhuma perda de qualidade na conversão. Enfim, esse é um ótimo programa para se usar quando o assunto é conversão de arquivos multimídia, ainda mais sendo gratuito. Eu fiz um video explicando como funciona:


Recupere arquivos utilizando o Recuva



Se você acidentalmente excluiu um arquivo e precisa desesperadamente recuperá-lo, mas não tem condições de pagar por uma ferramenta paga de recuperação de dados, o Recuva pode te ajudar nessa tarefa. Ele é uma ferramenta bem pequena e gratuita que oferece algumas opções de recuperação, incluindo uma análise profunda do seu HD para obter melhores resultados. Para ter mais sucesso quando esse tipo de incidente acontecer, é sempre bom parar de fazer o que estiver fazendo, desligar o computador e se possível colocar o HD em outro computador e assim rodar o Recuva para a recuperação, pois quando um arquivo é deletado e o usuário continua trabalhando no computador, ele corre o risco de perder os dados deletados permanentemente pelo fato de dados novos estarem ocupando o espaço no HD que antes pertencia aos arquivos antigos, resultando numa maior dificuldade na recuperação. Caso você não possa fazer esse procedimento descrito, pelo menos pare de fazer o que estiver fazendo, rode o Recuva com a opção de análise profunda ativada, aguarde o programa terminar e com sorte você recuperará seus arquivos.

Crie máquinas virtuais com Virtualbox e Hyper-V



Se você tem a necessidade de utilizar um outro sistema operacional dentro do seu computador, mas não quer fazer o processo de dual boot (método em que se instala dois sistemas operacionais em um computador), a melhor opção sem dúvida é utilizar máquinas virtuais e para esta tarefa as melhores opções gratuitas são Virtualbox e Microsoft Hyper-V. Virtualbox é um programa de virtualização da empresa Oracle que lhe permite instalar diversos sistemas operacionais dentro do seu computador e é disponível para Windows, Mac OS X, Linux, entre outros. Já o Hyper-V é uma solução de virtualização que começou nas versões de servidores do Windows e agora está disponível para o Windows 8 Pro de graça, o que é algo muito bom. O Hyper-V é disponível apenas para o Windows, ao contrário do Virtualbox que é multiplataforma. Se você que é iniciante na computação e está perdido sobre esse assunto de máquinas virtuais, não se preocupe, em breve farei um artigo explicando melhor sobre esse assunto.

Veja arquivos do AutoCAD com o DWG Viewer


É possível que você não utilize ferramentas como AutoCAD para criar plantas e projetos de engenharia, mas que precise ver os desenhos de CAD. Se você pensa que é necessário ter o programa da Autodesk pra isso, não se preocupe, pois o DWG Viewer pode te ajudar na hora de vizualizar arquivos feitos pelo AutoCAD. Ele te permite abrir arquivos do tipo DWG, DXF e DWF, sem contar que possui alguns recursos como zoom, giro e uma barra de ferramentas.

Gerencie seus e-mails com Thunderbird



Mozilla Thunderbird é um cliente de e-mail gratuito que permite gerenciar os seus e-mails de forma fácil e prática. Ele é uma das melhores alternativas para o Outlook da Microsoft e que talvez você não precise necessariamente deste para gerenciar os seus e-mails. O Thunderbird oferece vários recursos que você poderia encontrar no Outlook, como por exemplo, gerenciamento de contatos, interface simples, a possibilidade de usar extensões para aumentar as funcionalidades do programa, assinatura nos e-mails, entre muitos outros recursos. É uma ótima ferramenta gratuita que merece atenção, sem contar que é bem integrado ao Windows 7 em diante. 


Conclusão


Com essas soluções aqui descritas, com certeza você terá uma economia grande na hora de fazer certas tarefas que demandam programas que costumam ser pagos, mas que felizmente existem soluções gratuitas que são tão boas quanto as pagas. Quando for comprar um programa pago, é sempre bom pensar um pouco antes e procurar por alternativas gratuitas e se perguntar se você realmente precisa de todas as funcionalidades do software que está prestas a comprar. Com certeza vale a pena dar uma chance à esses programas descritos aqui antes de partir para algo que pode custar tão caro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usando o Ninite para instalar múltiplos programas

É comum instalarmos programas quando formatamos ou compramos um computador novo. É sempre a mesma coisa: pensar qual programa precisamos instalar, ir ao site do desenvolvedor, baixar, instalar e pronto. Agora imagina fazer isso com vários programas? Haja paciência! Bom, nesse caso existe uma ferramenta para resolver este tipo de problema e é bem simples e fácil de usar. Ninite é uma ferramenta que lhe permite baixar e instalar vários programas ao mesmo tempo, sem que o usuário precise fazer algo. Logo mais explicarei o passo-a-passo: Primeiramente vá ao site www.ninite.com Logo na página inicial você perceberá uma lista grande de programas, são eles que você escolherá para baixar e instalar. Antes de seguir este passo, vamos navegar um pouco pela página inicial. Ninite é uma ferramenta de automação de download e instalação disponível para Windows e Linux, este último possui menos programas que o primeiro e até o momento não existe versão para Mac. Há também uma ve...

Comandos básicos para iniciantes no terminal do Linux

Se você está iniciando no mundo Linux, sabe que cedo ou tarde acabará tendo que utilizar o terminal para algum tipo de tarefa. É muito comum nos depararmos com algum guia na internet que no meio do procedimento pede para abrir o terminal e executar algum comando. Sendo assim, se você não tem nenhuma familiaridade com a linha de comando do Linux ou tem uma breve noção, este post lhe dará uma pequena ajuda para iniciar no terminal com alguns comandos básicos, mas que são muito utilizados no dia-a-dia de quem utiliza o sistema operacional. Vale informar que os comandos citados são executados no shell bash, este que é o shell mais comum no mundo Linux. Se você usa as distribuições mais famosas (Debian, Ubuntu, CentOS, Linux Mint etc), é bem provável que o shell instalado em seu sistema é o bash. Abaixo cito alguns dos comandos: ls Este comando tem a função de listar o conteúdo que está dentro de um diretório; ele lista tanto pastas quanto arquivos. A imagem abaixo mostra o resulta...

Linux: Instalando e configurando serviço DHCP em menos de 5 minutos

Se você deseja instalar o serviço DHCP de uma forma fácil e rápida em uma máquina Linux, eu criei um pequeno bash script para isso. O objetivo é facilitar o máximo possível a instalação e configuração. O script é interativo, sendo assim, após a instalação do DHCP ele pede algumas informações do usuário para concluir a configuração. Isso evita que o usuário precise ficar acessando diretórios e arquivos para configurar o serviço. Além da instalação e configuração inicial, o script também permite reservar IPs para os computadores na rede. Quem quiser baixar e conferir o código, ele se encontra em meu repositório do Github. Para acessar, basta clicar aqui . Após baixá-lo, lembre-se de executar o comando chmod +x servidor_dhcp.sh  para que seja possível executar o script. Também é importante informar que este script foi testado nos sistemas Ubuntu 18.04 e Debian 9. Caso tenham alguma dúvida ou sugestão em relação ao script, não se esqueçam de comentar.