Pular para o conteúdo principal

Usando o Ninite para instalar múltiplos programas

É comum instalarmos programas quando formatamos ou compramos um computador novo. É sempre a mesma coisa: pensar qual programa precisamos instalar, ir ao site do desenvolvedor, baixar, instalar e pronto. Agora imagina fazer isso com vários programas? Haja paciência!

Bom, nesse caso existe uma ferramenta para resolver este tipo de problema e é bem simples e fácil de usar.



Ninite é uma ferramenta que lhe permite baixar e instalar vários programas ao mesmo tempo, sem que o usuário precise fazer algo. Logo mais explicarei o passo-a-passo:

Primeiramente vá ao site www.ninite.com

Logo na página inicial você perceberá uma lista grande de programas, são eles que você escolherá para baixar e instalar. Antes de seguir este passo, vamos navegar um pouco pela página inicial.

Ninite é uma ferramenta de automação de download e instalação disponível para Windows e Linux, este último possui menos programas que o primeiro e até o momento não existe versão para Mac. Há também uma versão Pro (paga) que permite você instalar e atualizar vários programas de uma vez pela rede, mas este não é o foco deste tutorial.

O site sempre mantém seus programas atualizados, o que é uma ótima fonte para buscar programas básicos e ficar sempre atualizado. Outra coisa interessante é que quando é feita a instalação, Ninite clica em "Não" para qualquer aplicativo adicional ou propaganda que acompanha o programa que você está baixando, o que é de grande utilidade.

A ferramenta é inteligente o suficiente também para detectar o tipo de sistema operacional que o seu computador utiliza e a sua arquitetura (32bits ou 64bits), sem contar que ele pula qualquer pedido de reinicialização do sistema pelo programa a ser instalado. Existem várias outras características do programa, mas para o post não ficar muito grande, vamos continuar com o tutorial.

Escolha os programas que deseja instalar e depois clique em Get Installer. Na próxima página será apresentado os programas que você escolheu para baixar e o download começará. Assim que terminar, o setup do Ninite irá abrir o começará a baixar e instalar os programas automaticamente. Quando começar, clique em "Show details" para ver o status de cada programa.

Agora basta esperar o programa fazer todo o trabalho duro e você verá que o ícone de cada programa instalado irá aparecer na área de trabalho.

Obs: pode acontecer algum erro, embora seja difícil. Nesse caso o erro pode ser porque já existe a versão mais recente do programa sendo instalado, conexão com a internet que foi interrompida ou algum erro do servidor do Ninite. Neste caso basta tentar baixar novamente o programa que deu errado e verificar se deu certo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comandos básicos para iniciantes no terminal do Linux

Se você está iniciando no mundo Linux, sabe que cedo ou tarde acabará tendo que utilizar o terminal para algum tipo de tarefa. É muito comum nos depararmos com algum guia na internet que no meio do procedimento pede para abrir o terminal e executar algum comando. Sendo assim, se você não tem nenhuma familiaridade com a linha de comando do Linux ou tem uma breve noção, este post lhe dará uma pequena ajuda para iniciar no terminal com alguns comandos básicos, mas que são muito utilizados no dia-a-dia de quem utiliza o sistema operacional. Vale informar que os comandos citados são executados no shell bash, este que é o shell mais comum no mundo Linux. Se você usa as distribuições mais famosas (Debian, Ubuntu, CentOS, Linux Mint etc), é bem provável que o shell instalado em seu sistema é o bash. Abaixo cito alguns dos comandos: ls Este comando tem a função de listar o conteúdo que está dentro de um diretório; ele lista tanto pastas quanto arquivos. A imagem abaixo mostra o resulta...

Linux: Instalando e configurando serviço DHCP em menos de 5 minutos

Se você deseja instalar o serviço DHCP de uma forma fácil e rápida em uma máquina Linux, eu criei um pequeno bash script para isso. O objetivo é facilitar o máximo possível a instalação e configuração. O script é interativo, sendo assim, após a instalação do DHCP ele pede algumas informações do usuário para concluir a configuração. Isso evita que o usuário precise ficar acessando diretórios e arquivos para configurar o serviço. Além da instalação e configuração inicial, o script também permite reservar IPs para os computadores na rede. Quem quiser baixar e conferir o código, ele se encontra em meu repositório do Github. Para acessar, basta clicar aqui . Após baixá-lo, lembre-se de executar o comando chmod +x servidor_dhcp.sh  para que seja possível executar o script. Também é importante informar que este script foi testado nos sistemas Ubuntu 18.04 e Debian 9. Caso tenham alguma dúvida ou sugestão em relação ao script, não se esqueçam de comentar.