Com o passar do tempo o nosso computador não fica com o mesmo desempenho de antes. Muitos programas instalados, peça começando a dar defeito e vírus são alguns dos fatores que contribuem para a queda de velocidade da nossa máquina.
Existem vários programas e propagandas espalhados na internet que prometem fazer milagre quanto a isso, quando na verdade querem apenas roubar o seu dinheiro ou instalar um vírus no seu PC, o que contribui mais ainda para o problema. Vou listar aqui alguns procedimentos para ajudar a melhorar o desempenho do seu computador com o mínimo de custo possível.
- Verifique a existência de vírus: vírus é um problema bem comum nos computadores, principalmente para quem usa o sistema operacional Windows, mas usuários de Linux e Mac também correm o risco disso, embora seja menos provável. Vírus causam diversos problema que vão de roubo de dados até deixar o seu PC extremamente lento. Existem várias ferramentas de remoção de vírus disponíveis na internet que vão de gratuitas à pagas. Se você é um usuário doméstico, talvez não seja necessário usar uma solução paga, pois muitos Antivírus grátis fazem um ótimo serviço, como por exemplo o Avira Antivir, Avast e o Microsoft Security Essentials, este último sendo o mais leve e se você utiliza o Windows 8 ele já vem integrado ao sistema com o nome de Windows Defender. Lembre-se, o melhor antivírus é você e nenhum programa de limpeza de vírus no mundo é 100%.
- Faça uma limpeza no seu computador: a medida que usamos nosso computador nós acumulamos muitos dados como fotos, videos, músicas, documentos etc. Diante de tudo isso acabamos guardando coisas que não precisamos mais e que acaba ocupando espaço no HD, o que gera mais dados para o computador carregar e deixá-lo mais devagar. É uma boa prática remover o que você não precisa mais do seu computador e deixá-lo menos bagunçado, ou você pode fazer backup para um HD externo. O Windows possui uma ferramenta chamada Limpeza de Disco que ajuda nesta tarefa. Para acessá-la, basta clica em Computador , depois clique com o botão direito em cima da unidade do seu HD (geralmente é chamado de C:) e clique em propriedades, Limpeza de Disco e aguarde o Windows analisar o seu HD por arquivos desnecessários. Agora aparecerá uma tela mostrando quanto de lixo tem em seu computador e é separado por categorias, como arquivos temporários, relatórios, arquivos de programas baixados etc. Você pode marcar as categorias para excluir ou pode pedir pra excluir tudo, apenas preste um pouco de atenção no que você irá apagar.Agora basta clicar em OK e o Windows pedirá sua confirmação para excluir os arquivos.
- Verifique as peças do computador: este procedimento é para quem tem um pouco mais de conhecimento de computadores e de como ele funciona por dentro, mas irei simplificar um pouco pra ficar mais fácil o entendimento. É comum que seu computador comece a travar ou dar uns engasgos com o tempo, isso se deve ao fato de alguma peça começar a falhar ou não ter mais o rendimento de antes, como por exemplo o HD, memória RAM, fonte de alimentação, cabos do HD com defeito, processador superaquecido etc.
Existem ferramentas que verificam a saúde das peças, irei listar algumas:
- memtest86+: este programa verifica se sua memória RAM possui algum defeito em seus endereçamentos realizando cerca de 11 testes. O tempo de teste pode variar com a quantidade de memória sendo testada, então é bom executar o programa e deixar rodar por uma hora ou duas. O programa pode ser baixado aqui e você precisará de um programa para gravar a imagem do arquivo.iso no CD ou DVD, como o CDburnerXP. Você precisará reiniciar o seu computador e pedir para iniciar pelo disco.
- crystaldiskinfo: verifica o estado do seu HD por defeitos de leitura ou escrita. Ele também mostra a temperatura dele dentro do seu gabinete (erroneamente chamado de CPU). Você pode baixá-lo aqui e clicar em Shizuku Edition (exe). Como alternativa existe a solução paga HD Tune Pro que faz basicamente a mesma coisa, com a adição de checagem profunda de erros no HD e alguns testes de desempenho.
- speedfan: monitora a temperatura interna do computador e das peças, como por exemplo o processador. Ele também verifica a velocidade de rotação (RPM) dos coolers (ventoinhas). Você pode baixá-lo aqui.
- Faça uma checagem de disco no Windows: esta ferramenta vem embutida dentro do Windows em qualquer versão, ela verifica por arquivos corrompidos e tenta corrigí-los. Para usá-la, basta clicar em cima da unidade do disco (por exemplo C:) e ir em propriedades, aba ferramentas e clique em Verificar dentro da parte Verificação de erros. O Windows oferecerá a opção de consertar os arquivos de sistema automaticamente e procurar e recuperar setores defeituosos no HD. Você pode marcar as duas opções e reiniciar o HD para começar o procedimento, lembrando que dependendo do HD pode demorar um pouco ou bastante.
- Escolha os programas para iniciar com o sistema operacional: quando o sistema operacional é iniciado, ele inicia programas, serviços, tarefas, entre outras coisas. Você pode escolher quais programas irão iniciar com o Windows, reduzindo um pouco o tempo de carregamento do sistema. Para fazer isso, clique no botão iniciar, opção executar (se não tiver aparecendo, simplesmente escreva "executar" na barra de pesquisa), escreva msconfig e dê OK. Msconfig é um utilitário do Windows que ajuda a alterar algumas configurações de inicialização do sistema. Clique na aba Inicialização de programas e será listado os programas que iniciam junto com o Windows. Desmarque os programas que não devem ser iniciados, clique em OK e reinicie o computador.
Esses procedimentos ajudam a ganhar algum desempenho no computador. É claro que não irão fazer milagres se comparado à troca de hardware por um novo, como é o caso de trocar um HD por um SSD que aumenta a velocidade do computador de forma absurda, porém atualmente esse tipo de tecnologia de armazenamento ainda é caro. Por fim, a última opção seria também formatar o computador para remover qualquer tipo de problema que o sistema operacional esteja enfrentando, mas isso não resolveria problemas de desempenho relacionados à hardware.
Comentários
Postar um comentário