Pular para o conteúdo principal

Comandos básicos para iniciantes no terminal do Linux


Se você está iniciando no mundo Linux, sabe que cedo ou tarde acabará tendo que utilizar o terminal para algum tipo de tarefa. É muito comum nos depararmos com algum guia na internet que no meio do procedimento pede para abrir o terminal e executar algum comando. Sendo assim, se você não tem nenhuma familiaridade com a linha de comando do Linux ou tem uma breve noção, este post lhe dará uma pequena ajuda para iniciar no terminal com alguns comandos básicos, mas que são muito utilizados no dia-a-dia de quem utiliza o sistema operacional. Vale informar que os comandos citados são executados no shell bash, este que é o shell mais comum no mundo Linux. Se você usa as distribuições mais famosas (Debian, Ubuntu, CentOS, Linux Mint etc), é bem provável que o shell instalado em seu sistema é o bash. Abaixo cito alguns dos comandos:

ls

Este comando tem a função de listar o conteúdo que está dentro de um diretório; ele lista tanto pastas quanto arquivos. A imagem abaixo mostra o resultado após digitar o comando no terminal:

Comando ls mostrando pastas (em azul) e um arquivo (em branco).


Assim como vários comandos que existem no terminal do Linux, o comando ls possui algumas opções que fornecem mais informações na hora de visualizar o conteúdo de um diretório. Se você acrescentar a opção -l, o resultado será uma lista de pastas de arquivos de forma mais detalhada, informando as permissões de acesso, tamanho da pasta ou arquivo, o dono, o grupo dono etc.

Comando ls -l mostra o resultado de uma forma mais detalhada tudo o que está dentro de um diretório.

Caso você queira olhar o que tem dentro de determinado diretório, basta executar ls e o caminho do diretório. Por exemplo, ls /home/joao/ mostra o conteúdo do diretório joao. O comando ls ainda tem as opções -h e -a que apresentam os resultados de uma forma mais amigável e mostra todos os arquivos ocultos que se encontram dentro de um diretório, respectivamente.

pwd

Este comando nada mais faz do que mostrar o diretório em que você se encontra atualmente. A imagem abaixo mostra o resultado ao digitar somente pwd no terminal:


Ou seja, a atual localização do usuário em questão no sistema operacional é /home/centossrvuser01.

cp

O comando cp é utilizado para copiar pastas e arquivos de um local para o outro. A forma de utilizar o comando é cp /home/usuario/arquivo.txt /home/usuario/Documentos. Ou seja, o comando copia o arquivo chamado "arquivo.txt" para o diretório /home/usuario/Documentos. Caso queira copiar uma pasta e tudo o que tiver dentro dela para um outro lugar, utilize o comando cp -r /home/usuario/Documentos /home/usuario/Downloads. A opção -r faz com que tudo o que esteja dentro de uma pasta seja copiado também.

mv

O comando mv tanto move um arquivo ou pasta para um diretório como também renomeia. Se executarmos mv /home/usuario/arquivo.txt /home/usuario/Documentos/, o arquivo chamado "arquivo.txt" será movido para a pasta Documentos. Por outro lado, se executarmos o comando mv /home/usuario/arquivo.txt /home/usuario/arquivo2.txt, faremos com que "arquivo.txt" seja renomeado para "arquivo2.txt". 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usando o Ninite para instalar múltiplos programas

É comum instalarmos programas quando formatamos ou compramos um computador novo. É sempre a mesma coisa: pensar qual programa precisamos instalar, ir ao site do desenvolvedor, baixar, instalar e pronto. Agora imagina fazer isso com vários programas? Haja paciência! Bom, nesse caso existe uma ferramenta para resolver este tipo de problema e é bem simples e fácil de usar. Ninite é uma ferramenta que lhe permite baixar e instalar vários programas ao mesmo tempo, sem que o usuário precise fazer algo. Logo mais explicarei o passo-a-passo: Primeiramente vá ao site www.ninite.com Logo na página inicial você perceberá uma lista grande de programas, são eles que você escolherá para baixar e instalar. Antes de seguir este passo, vamos navegar um pouco pela página inicial. Ninite é uma ferramenta de automação de download e instalação disponível para Windows e Linux, este último possui menos programas que o primeiro e até o momento não existe versão para Mac. Há também uma ve...

Linux: Instalando e configurando serviço DHCP em menos de 5 minutos

Se você deseja instalar o serviço DHCP de uma forma fácil e rápida em uma máquina Linux, eu criei um pequeno bash script para isso. O objetivo é facilitar o máximo possível a instalação e configuração. O script é interativo, sendo assim, após a instalação do DHCP ele pede algumas informações do usuário para concluir a configuração. Isso evita que o usuário precise ficar acessando diretórios e arquivos para configurar o serviço. Além da instalação e configuração inicial, o script também permite reservar IPs para os computadores na rede. Quem quiser baixar e conferir o código, ele se encontra em meu repositório do Github. Para acessar, basta clicar aqui . Após baixá-lo, lembre-se de executar o comando chmod +x servidor_dhcp.sh  para que seja possível executar o script. Também é importante informar que este script foi testado nos sistemas Ubuntu 18.04 e Debian 9. Caso tenham alguma dúvida ou sugestão em relação ao script, não se esqueçam de comentar.