ls
Este comando tem a função de listar o conteúdo que está dentro de um diretório; ele lista tanto pastas quanto arquivos. A imagem abaixo mostra o resultado após digitar o comando no terminal:
| Comando ls mostrando pastas (em azul) e um arquivo (em branco). |
Assim como vários comandos que existem no terminal do Linux, o comando ls possui algumas opções que fornecem mais informações na hora de visualizar o conteúdo de um diretório. Se você acrescentar a opção -l, o resultado será uma lista de pastas de arquivos de forma mais detalhada, informando as permissões de acesso, tamanho da pasta ou arquivo, o dono, o grupo dono etc.
| Comando ls -l mostra o resultado de uma forma mais detalhada tudo o que está dentro de um diretório. |
Caso você queira olhar o que tem dentro de determinado diretório, basta executar ls e o caminho do diretório. Por exemplo, ls /home/joao/ mostra o conteúdo do diretório joao. O comando ls ainda tem as opções -h e -a que apresentam os resultados de uma forma mais amigável e mostra todos os arquivos ocultos que se encontram dentro de um diretório, respectivamente.
pwd
Este comando nada mais faz do que mostrar o diretório em que você se encontra atualmente. A imagem abaixo mostra o resultado ao digitar somente pwd no terminal:
Ou seja, a atual localização do usuário em questão no sistema operacional é /home/centossrvuser01.
cp
O comando cp é utilizado para copiar pastas e arquivos de um local para o outro. A forma de utilizar o comando é cp /home/usuario/arquivo.txt /home/usuario/Documentos. Ou seja, o comando copia o arquivo chamado "arquivo.txt" para o diretório /home/usuario/Documentos. Caso queira copiar uma pasta e tudo o que tiver dentro dela para um outro lugar, utilize o comando cp -r /home/usuario/Documentos /home/usuario/Downloads. A opção -r faz com que tudo o que esteja dentro de uma pasta seja copiado também.
mv
O comando mv tanto move um arquivo ou pasta para um diretório como também renomeia. Se executarmos mv /home/usuario/arquivo.txt /home/usuario/Documentos/, o arquivo chamado "arquivo.txt" será movido para a pasta Documentos. Por outro lado, se executarmos o comando mv /home/usuario/arquivo.txt /home/usuario/arquivo2.txt, faremos com que "arquivo.txt" seja renomeado para "arquivo2.txt".

Comentários
Postar um comentário